imagem do site Dom Camisetas "Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas ...

PARA QUE AS COISAS NÃO ROUBEM MINHA LIBERDADE...

sábado, abril 02, 2016 Renata Andrade 0 Comments

imagem do site Dom Camisetas

"Eu não sou pobre, eu sou sóbrio, de bagagem leve. Vivo com apenas o suficiente para que as coisas não roubem minha liberdade."

Volto para o blog depois de muitos anos afastada, exceto por tentativas frustradas de retorno. Mas tenho sentido necessidade de escrever sobre minha vida, e o blog sempre me atendeu de forma muito positiva.

2 abril 2016, 38 anos e aqui vou eu!

Escolhi essa frase do Mujica, ex-presidente do Uruguai pois desde a primeira vez que a li ela me impactou, antes em um contexto profissional e acadêmico: muitos problemas no trabalho, indecisão na faculdade e enxergar isso como ladrões de liberdade tirou um peso muito grande das minhas costas. 

Hoje, porém eu vejo outras coisas que roubam minha liberdade - liberdade de sentir, liberdade de acreditar, liberdade de questionar. Coisas são pessoas, coisas são situações, coisas são fases. E coisas são passageiras, material ou imaterialmente. Passam. Se vão. Mas não vou deixar que elas se grudem na minha história e que se façam ponte entre presente e passado, um ciclo de pensamentos e frustrações que podem atormentar o hoje.

Dar as coisas a chance de te privar de sua liberdade é sim uma opção, puramente sua. Você precisa de aprovação social ou paz de espírito? Precisa de dígitos na conta bancária ou momentos felizes gratuitos? Precisa ser inteligente e mais esclarecido do que a maioria ou ter a humildade de reconhecer que aquela pessoa mais simples que você cruza em uma fila qualquer tem uma alma antiga e mais sábia que a sua?

Hoje eu deixei minha bagagem mais leve, hoje eu escolhi minha liberdade.

0 comentários: